segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O quarto do bebê

É interessante ver como as coisas giram em universo fechado de coincidências. Aqueles que me conhecem, sabem que eu sou um apaixonado por comida e tudo relacionado a esse assunto.

Quando decidimos escolher as tintas para o quartinho da Anne não foi diferente, e todas as cores que gostávamos tinham nomes "comestíveis" como: mousse de cacau, cookie, cogumelo japonês, pitanga selvagem, e por aí vai.
Após uma longa lista de opções, mas já com os tons que queríamos em mente, as cores que escolhemos foram marshmallow, sorbet de cereja, blush chocolate e trufa de chocolate.

Como eu havia comentado anteriormente, eu resolvi meter a mão na massa e fazer o quartinho por conta própria, mas antes disso decidimos ligar para uma decoradora só para termos uma ideia de quanto sairia, além do fato da Olivia não querer me ver estressado, caso alguma coisa não saísse conforme o planejado. Conclusão, quando vimos o orçamento, arregacei as mangas na hora.

Mas é claro que só é aconselhável fazer a pintura por conta própria, se houver tempo disponível, amor, e também muita paciência. Detalhe, as mamães não devem ajudar na pintura. Por mais que as tintas modernas não tenham cheiro forte, elas fazem mal para os bebês.

Eu levei aproximadamente três dias para preparar, pintar e finalizar o quartinho da Anne. É lógico que eu não sou nem um profissional, expert, pintor ou qualquer coisa do gênero, mas vou deixar aqui algumas dicas para quem quiser se arriscar no "faça você mesmo". É só seguir os meus passos...

Esse aí sou eu terminando de lixar as paredes
A primeira etapa deve ser a preparação da parede. Lixas, taco, massas e algumas ferramentas, além de muito boa vontade são necessárias nessa etapa. Se a base estiver legal, dificilmente o acabamento ficará ruim.
É importante remover qualquer parte que apresente oleosidade, utilizando uma solução de água morna com um pouquinho de sabão neutro e álcool.
Eu "quebrei" a tinta antiga da parede com uma lixa nº180, tirando o brilho e abrindo os poros para receber a nova cor. Isso proporciona melhor aderência da tinta.
Também é importante passar um pano molhado para retirar o excesso de pó deixado pela tinta que foi lixada.

A minha ideia sempre foi fazer um quarto meio vintage, utilizando cores que combinassem entre si, mas que remetessem a balas, docinhos, sorvetes e afins. Então acabamos decidindo fazer meia parede listrada, como se fosse uma forminha de cupcake. 

Com a base pronta, isolei com fita crepe os rodapés, a sanca, janela e porta. Forrei o chão com lona plástica e só então abri o marshmallow, que usei como tinta de base.
Segui as instruções do fabricante, e dilui a tinta conforme indicado na lata. Com rolo de pelo de carneiro baixo, apliquei duas demãos de tinta que foram suficientes para dar uma ótima cobertura e uniformidade de cor na parede. Com um pincel apliquei a tinta nos cantinhos.

"Marshmallow" sobre a parede, isolei as faixas, desenhando as listras que eu queria deixar em marshmallow, repetindo o padrão de faixas a cada 1,5m. Se você não entendeu, a fotinho ai embaixo ilustra melhor.

Nós decidimos utilizar quatro cores diferentes no quarto, e para a aplicação delas, eu segui a sequencia lógica de utilizar primeiro as cores menos pigmentadas e depois as mais fortes, sendo assim a ordem ficou o marshmallow, que é um creme clarinho como base, o sorbet de cereja, que é um rosinha, o blush chocolate, que é meio acinzentado (nós pensavamos que era café com leite), e por último o trufa de chocolate, que tem cor de trufa de chocolate.

Apliquei o rosa sobre a meia parede inteira, pois ainda não havia decidido que padrão de listras eu seguiria para essa cor.

Eu sempre gostei de procurar e encontrar padrões de repetição de cores em listras e xadrezes, e sempre preferi aqueles que fogem do óbvio, e para o quartinho da nossa bebê não seria diferente. Vou deixar as fotos aí embaixo ilustrando toda a minha ideia.

Rosa aplicado










Café com leite aplicado sobre o rosa
Finalizando com a aplicação do trufa de chocolate
                 
 Após a pintura de todas as faixas foi só esperar secar, e retirar cuidadosamente as fitas para não remover a tinta debaixo. Se você estiver fazendo a sua parede, e houver dificuldade na hora de retirar as fitas, passe um estilete no cantinho das faixas para facilitar a remoção da crepe.


Para finalizar e dar acabamento, comprei uma moldura para aplicar no meio da parede. Esse arremate é fabricado em polipropileno (poliestireno, poliuretano - não me lembro bem... ), e depois de aplicado e pintado, lembra um acabamento de gesso.



Só falta colocar as tomadas novas, e pronto!


Agora que o quarto da Anne está pronto, é só esperarmos pela chegada dos móveis e do bebê é claro...





Um comentário:

  1. Posso me gabar e dizer que eu já tinha visto as fotos em primeira mão?? AMEI as cores escolhidas e a pintura, Patiti. É que já pintei meu quarto da casa nova, mas na próxima reforma (ou quando eu for morar com o Mendiguinho (OI?)) já fique sabendo que você está mais do que contratado para fazer o serviço! Pode ter certeza que a Anne Cristina vai adorar! :)

    ResponderExcluir